O “Hello World” no Arduino é um pouco #tenso porque estamos programando para rodar nosso código em um placa de componentes fora do nosso computador. Para começarmos este tutorial então vamos ter que conhecer o nosso hardware: Arduino Uno.
Temos na parte esquerda, um conector USB (acima) e outro para um fonte de 12V abaixo. Ambas servem para fornecer energia para a placa/circuitos, mas a porta USB também serve para subir os códigos que rodarão na placa.
Na parte inferior temos no primeiro bloco de conectores, portas que fornecem energia para outros componentes e/ou shields. Shields são extensões de hardware que são montadas em camadas e permitem configurações para os mais variados tipos de necessidades/projetos. No segundo bloco estão 6 portas analógicas de entrada que servem para monitorar a voltagem/sinais vindos de sensores analógicos.
Na parte superior temos 14 portas digitais que servem tanto para entrada/saída e vão fazer a maior parte das interações com os seus projetos em Arduino.
Na região centro-esquerda da sua placa é possível ver 3 leds:
- TX: enviando dados pela USB;
- RX: recebendo dados pela USB;
- L: é um led embarcado que serve para testarmos a funcionalidade da placa ou implementarmos alertas e/ou mensagens de erro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário